Guias e Manuais
Você pode imprimir os Guias e Manuais produzidos pelo Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.
Fonoaudiologia e Atenção ao Escolar
Material produzido pelas Residentes do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria, em conjunto com as respectivas preceptoras e tutoras da residência do Núcleo da Fonoaudiologia.
DownloadGuia de Orientação: Atuação do fonoaudiólogo em avaliação e reabilitação do equilíbrio corporal
Trata-se de um guia com recomendações, cujo objetivo
Download
principal é facilitar o esclarecimento acerca da atuação do
fonoaudiólogo em Avaliação Vestibular e Reabilitação do
Equilíbrio Corporal, além de reafirmar, resguardar e descrever
as competências do Fonoaudiólogo nestas áreas.Folder – Fonoaudiologia no SUS
Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz. (Lei nº 6.965)
DownloadParâmetros Assistenciais em Fonoaudiologia
Entende-se por Parâmetros Assistenciais os padrões utilizados para orientar a quantidade de atendimentos no cuidado e na assistência à saúde.
Download
Este documento estipula a quantidade adequada de procedimentos fonoaudiológicos, considerando o número de clientes a serem atendidos por um período de 6 (seis) horas, ou o tempo necessário para a realização de cada procedimento, também considerando este período.Manual de Audiologia
Com o objetivo de orientar os fonoaudiólogos na prática profissional em Audiologia dentro dos princípios técnico-científicos, legais e éticos, membros das Comissões de Audiologia do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, elaboraram este guia com sugestões que substituirão ao “Manual de Procedimentos em Audiometria Tonal Limiar, Logoaudiometria e Medidas de Imitância Acústica”.
Atenção: Informamos que o Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Básica foi atualizado. Portanto, orientamos aos profissionais que pegaram a publicação no Encontro Internacional de Audiologia (EIA), que aconteceu de 20 a 22 de abril de 2017, em Gramado (RS), que imprimam as atualizações a seguir disponibilizadas. Ou então utilizem somente a publicação disponibilizada online pelo site do CFFa.
DownloadAudiologia Ocupacional – FAQ
Este manual foi elaborado pela Comissão de Audiologia do 7º Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região. Trata-se de um guia para consulta, cujo principal objetivo é facilitar o esclarecimento de eventuais dúvidas relacionadas a atuação do fonoaudiólogo em Audiologia Ocupacional e Saúde do Trabalhador. Na preparação deste guia, foram selecionadas as dúvidas mais comuns encaminhadas ao Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região pelos próprios Fonoaudiólogos. Você observará que, em alguns momentos, são referenciadas Resoluções do CFFa como base de respostas às perguntas. Nestes casos, sugerimos o acesso ao site do CFFa (www.fonoaudiologia.org.br) para consulta das Resoluções aqui citadas. Contamos com a colaboração da fonoaudióloga Débora Lorentz (CRFa 6 – 3375), a quem agradecemos o envolvimento neste trabalho. Esperamos que este manual seja útil na sua atuação fonoaudiológica diária. Boa leitura!
DownloadDesenvolvimento da linguagem e auditivo da criança
Manual elaborado pelo Conselho Regionalde Fonoaudiologia – CRFa 6ª Região
DownloadTriagem Auditiva Neonatal Universal
A TANU é um direito do recém-nascido, garantido pela Lei Federal nº 12.303 desde 2010. É uma estratégia que deve ser realizada em todos os recém-nascidos para a identificação daqueles com grande possibilidade de terem nascido com uma deficiência auditiva
DownloadFOLDER: A Fonoaudiologia em suas mãos
Este Manual foi elaborado com a contribuição dos membros das Comissões de Ética do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e suas assessorias jurídicas, e tem por finalidade responder às dúvidas mais frequentes sobre os processos éticos e sobre a nomeação de defensores dativos.
Download
Pretendemos esclarecer:
- Como se dá a tramitação dos processos.
- O que é um defensor dativo e como ele atua num processo ético.
- Quando ele pode ser convocado.
- Quem pode ser nomeado defensor dativo.
- Que o defensor dativo pode recusar a nomeação.
- Se o defensor dativo recebe pelo seu trabalho.FOLDER: A Fonoaudiologia em suas mãos
Seja um líder entre os profissionais de sua categoria. O Conselho Federal de Fonoaudiologia incentiva a politização e a inserção dos profissionais em todas as instâncias de elaboração e discussão de políticas públicas. Estimula também a atuação acadêmica e pedagógica de forma a colaborar com a formação de fonoaudiólogos conscientes de seu papel político, na defesa da saúde, da educação e dos direitos da categoria. A Fonoaudiologia está em suas mãos! Como você pode contribuir para o fortalecimento da profissão?
Download