Atendimento: Segunda à Sexta | 08:30 às 17:30

Guias e Manuais

Você pode imprimir os Guias e Manuais produzidos pelo Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.

  • Guia de Orientação: Atuação do fonoaudiólogo em avaliação e reabilitação do equilíbrio corporal

    Trata-se de um guia com recomendações, cujo objetivo
    principal é facilitar o esclarecimento acerca da atuação do
    fonoaudiólogo em Avaliação Vestibular e Reabilitação do
    Equilíbrio Corporal, além de reafirmar, resguardar e descrever
    as competências do Fonoaudiólogo nestas áreas.

    Download
  • Folder – Fonoaudiologia no SUS

    Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avalia­ção e terapia fonoaudiológicas na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz. (Lei nº 6.965)

    Download
  • Parâmetros Assistenciais em Fonoaudiologia

    Entende-se por Parâmetros Assistenciais os padrões utilizados para orientar a quantidade de atendimentos no cuidado e na assistência à saúde.
    Este documento estipula a quantidade adequada de procedimentos fonoaudiológicos, considerando o número de clientes a serem atendidos por um período de 6 (seis) horas, ou o tempo necessário para a realização de cada procedimento, também considerando este período.

    Download
  • Manual de Audiologia

    Com o objetivo de orientar os fonoaudiólogos na prática profissional em Audiologia dentro dos princípios técnico-científicos, legais e éticos, membros das Comissões de Audiologia do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, elaboraram este guia com sugestões que substituirão ao “Manual de Procedimentos em Audiometria Tonal Limiar, Logoaudiometria e Medidas de Imitância Acústica”.

    Atenção: Informamos que o Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Básica foi atualizado. Portanto, orientamos aos profissionais que pegaram a publicação no Encontro Internacional de Audiologia (EIA), que aconteceu de 20 a 22 de abril de 2017, em Gramado (RS), que imprimam as atualizações a seguir disponibilizadas. Ou então utilizem somente a publicação disponibilizada online pelo site do CFFa.

    Baixe aqui as atualizações.

    Download
  • Audiologia Ocupacional – FAQ

    Este manual foi elaborado pela Comissão de Audiologia do 7º Colegiado do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região. Trata-se de um guia para consulta, cujo principal objetivo é facilitar o esclarecimento de eventuais dúvidas relacionadas a atuação do fonoaudiólogo em Audiologia Ocupacional e Saúde do Trabalhador. Na preparação deste guia, foram selecionadas as dúvidas mais comuns encaminhadas ao Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região pelos próprios Fonoaudiólogos. Você observará que, em alguns momentos, são referenciadas Resoluções do CFFa como base de respostas às perguntas. Nestes casos, sugerimos o acesso ao site do CFFa (www.fonoaudiologia.org.br) para consulta das Resoluções aqui citadas. Contamos com a colaboração da fonoaudióloga Débora Lorentz (CRFa 6 – 3375), a quem agradecemos o envolvimento neste trabalho. Esperamos que este manual seja útil na sua atuação fonoaudiológica diária. Boa leitura!

    Download
  • Desenvolvimento da linguagem e auditivo da criança

    Manual elaborado pelo Conselho Regionalde Fonoaudiologia – CRFa 6ª Região

    Download
  • Triagem Auditiva Neonatal Universal

    A TANU é um direito do recém-nascido, garantido pela Lei Federal nº 12.303 desde 2010. É uma estratégia que deve ser realizada em todos os recém-nascidos para a identificação daqueles com grande possibilidade de terem nascido com uma deficiência auditiva

    Download
  • FOLDER: A Fonoaudiologia em suas mãos

    Este Manual foi elaborado com a contribuição dos membros das Comissões de Ética do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e suas assessorias jurídicas, e tem por finalidade responder às dúvidas mais frequentes sobre os processos éticos e sobre a nomeação de defensores dativos.
    Pretendemos esclarecer:
    - Como se dá a tramitação dos processos.
    - O que é um defensor dativo e como ele atua num processo ético.
    - Quando ele pode ser convocado.
    - Quem pode ser nomeado defensor dativo.
    - Que o defensor dativo pode recusar a nomeação.
    - Se o defensor dativo recebe pelo seu trabalho.

    Download
  • FOLDER: A Fonoaudiologia em suas mãos

    Seja um líder entre os profissionais de sua categoria. O Conselho Federal de Fonoaudiologia incentiva a politização e a inserção dos profissionais em todas as instâncias de elaboração e discussão de políticas públicas. Estimula também a atuação acadêmica e pedagógica de forma a colaborar com a formação de fonoaudiólogos conscientes de seu papel político, na defesa da saúde, da educação e dos direitos da categoria. A Fonoaudiologia está em suas mãos! Como você pode contribuir para o fortalecimento da profissão?

    Download
  • Guia Norteador: Atuação do Fonoaudiólogo Educacional

    Conscientes da importância da consolidação do conhecimento
    sobre a atuação do profissional na área da Fonoaudiologia Educacional, referendados pela legislação, políticas e programas vigentes, a Comissão de Educação do Sistema de Conselhos propõe a construção deste Documento Norteador, como meio de fornecer parâmetros para as ações nessa área de competência. Caberá ao fonoaudiólogo observar, considerar e respeitar as realidades locais.

    Download