Atendimento: Segunda à Sexta | 08:30 às 17:30

Revista Comunicar

  • Revista Comunicar Edição nº 77

    A Edição nº 77 da Revista Comunicar traz temas atuais e muito importantes para a continuidade do trabalho desenvolvido pelos Conselhos Regionais e também pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Trazemos na matéria de capa um chamamento aos profissionais que queiram montar chapas e concorrer às eleições de 2019, para que fiquem atentos ao calendário eleitoral já publicado pelo CFFa.
    Na editoria ‘Educação’, temos um feito histórico com a primeira participação do Sistema de Conselhos em uma Conferência Nacional Popular de Educação. Isso é resultado de um trabalho intenso do Sistema de Conselhos de mobilização pela inserção da Fonoaudiologia no ambiente escolar. Essa foi apenas a primeira etapa de uma importante inserção nacional, e continuaremos atentos e mobilizados nessa luta.

  • Revista Comunicar Edição nº 76

    Apesar de trabalharmos dentro da lógica de um Sistema de Conselhos, um aspecto que entendemos ser muito positivo é a autonomia administrativa dos Regionais. Desta maneira, criar e instalar um novo Conselho Regional é sempre motivo de muita alegria para nós. O recém instalado, CRFa 9ª Região, vem ao encontro dos sonhos e anseios de mais de 2000 profissionais. Ter o Conselho mais próximo do fonoaudiólogo, proporcionar uma fiscalização e orientação mais efetiva, também faz com que a profissão cresça. Parabéns aos profissionais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima por mais esta conquista!

  • Revista Comunicar Edição nº 75

    Finalizamos mais uma edição da Revista Comunicar disponível gratuitamente para leitura através do site do CFFa e também em todos os dispositivos móveis. Nesta edição que fechamos o ano de 2017, temos reportagens atuais sobre os principais fatos da Fonoaudiologia, como a reportagem de capa que fala sobre a publicação do Protocolo dos Distúrbios de Voz Relacionado ao Trabalho, uma luta antiga de várias entidades entre elas o Sistema de Conselhos, que agora aguarda a publicação pelo Ministério da Saúde.

  • Revista Comunicar Edição nº 74

    Como cumprir os objetivos e funções do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia em tempos de Crise? A matéria de capa dessa edição trás algumas alternativas para o enfretamento dessa realidade. Vale muito a pena ler.Além disso, o Conselho Federal de Fonoaudiologia tem procurado ampliar sua articulação junto ao Congresso Nacional. Neste sentido, uma das ações é o posicionamento do Sistema de Conselhos frente os cursos de graduação à distância da área da saúde. A matéria da editoria de ‘Fono na Política’, traz um resumo sobre as últimas ações em relação ao tema.
    Aproveitem e boa leitura!

  • Revista Comunicar Edição nº 73

    Além dos eventos, a edição nº73 da Revista Comunicar traz uma entrevista com a fonoaudióloga Bárbara Costa Beber, de Porto Alegre, que participa do programa de pesquisa sobre demência em Dublin, na Irlanda. Na editoria de Fonoaudiologia na Política temos uma matéria que exemplifica quais são as etapas para aprovação de um Projeto de Lei. Temos também outros assuntos inéditos na área da fonoaudiologia como “Dermatoglifia: Medidores nas pontas dos dedos” e “Fonoaudiologia assistida por cães”.
    Aproveitem e boa leitura!

  • Revista Comunicar Edição nº 72

    A atuação do fonoaudiólogo tem crescido assombrosamente nos últimos anos. Seja na área da Saúde ou da Educação, seja na prevenção, na promoção da saúde, no diagnostico ou na reabilitação, o profissional fonoaudiólogo tem demonstrado a cada dia que passa, inovação no seu fazer.
    Alguns exemplos desta crescente inovação estão descritos em artigos de nosso número. A fonoaudiologia atuando com indivíduos trans, como é feito este trabalho e o quanto o trabalho fonoaudiológico ajuda a melhorar a auto estima destes pacientes, pode ser compreendido na matéria de capa.