Atendimento: Segunda à Sexta | 08:30 às 17:30 Celular e WhatsApp: (51)99348-8289 e (51)99172-2448

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Vacinação Covid-19

Vacinação contra COVID-19

Suspensa parcialmente a vacinação para os profissionais de saúde em Porto Alegre 
que estava programada para esta quarta-feira (10/02), para readequação de critérios


A Prefeitura de Porto Alegre informou no final da tarde que "diante das dificuldades para contemplar com justiça e segurança as diversas categorias de profissionais de saúde no processo de vacinação contra a Covid-19, decidiu suspender a programação de vacinação prevista para ser realizada a partir desta quarta-feira, 10, no Centro de Saúde IAPI. A imunização continua acontecendo nos hospitais que receberam doses para suas equipes.


O objetivo é executar a ação só quando houver plenas condições de transparência, para garantir vacinação com critérios claros de seleção".


A Secretaria Municipal da Saúde informa ainda que fará um intenso trabalho com as entidades de classe para determinar um processo adequado de seleção e estabelecer um novo cronograma de vacinação.


Boletim Informativo do Crefono 7

Porto Alegre, 09 de fevereiro de 2021


Prezados Fonoaudiólogos(as).


Comunicamos a todos os profissionais que este Conselho Regional vem, desde o início da divulgação do Programa Nacional de Imunizações e do recebimento de lotes de vacinas no RS, adotando as medidas necessárias de interação com a Secretaria Estadual de Saúde e secretarias municipais - assim como interagiu com o Fórum Regional dos Conselhos Profissionais em busca de posicionamento para a realização das vacinas nos fonoaudiólogos(as) - mostrando todos os riscos aos quais estamos expostos, tanto nas atividades públicas quanto nas atividades privadas.

Temos um mãos o OFÍCIO 246/2021/SVS do Ministério da Saúde que é bem claro quando afirma que "conforme as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, os profissionais de fonoaudiologia estão incluidos no grupo prioritário dos profissionais de saúde", solicitando providências às autoridades estaduais e municipais quanto à inclusão dos fonoaudiólogos no grupo dos profissionais da saúde que estão recebendo prioritariamente as vacinas contra a Covid-19. Assim, o CRFa, nas diversas unidades federativas, deve notificar imediatamente as secretarias estaduais de saúde, assim como repassar o documento aos municípios que não estão cumprindo o Programa Nacional de Imunizações, para que haja a imediata adequação dos calendários regionais e locais, conforme determinação do Ministério da Saúde.


Esclarecemos que fomos surpreendidos durante a primeira semana de fevereiro com um movimento isolado e silencioso de alguns órgãos representativos de categorias profissionais. O movimento foi organizado com o poder público como mutirão de vacinação, com acolhimento no espaço da AMRIGS, em Porto Alegre no último final de semana. Movimento este que deixou excluído o Conselho de Fonoaudiologia, entre outros conselhos profissionais com atividades essenciais na área da saúde.


A diretoria do Crefono 7 segue trabalhando com a sua Assessoria Jurídica e já encaminhou ofícios à Vigilância Sanitária de Porto Alegre e à Secretaria Estadual de Saúde, com pedido de inclusão da categoria nessa primeira fase da vacinação. Paralelamente, notificamos os MP federal e estadual a respeito dessa situação, para que nossa categoria seja considerada dentro dos grupos prioritários de profissionais de saúde, recebendo as devidas informações que viabilizem os esclarecimentos e instruções sobre procedimento de documentos e comprovações no dia da vacinação.


Abaixo temos a lista de alguns documentos enviados aos órgãos públicos por esse CREFONO7:


CRFa 7/OF. /No 13/2021 - Fernando Ritter/Diretor da Vigilância Sanitária/ Porto Alegre – Solicitando audiência junto à representação do Conselho.
CRFa 7/OF. /No 14/2021 - Arita Bergmann/Secretária Estadual de Saúde do RS – Solicitando audiência junto à representação do Conselho.
CRFa 7/OF. /No 16/2021 - Fernando Ritter/Diretor da Vigilância Sanitária/ Porto Alegre
CRFa 7/OF. /No 17/2021 - Arita Bergmann/Secretária Estadual de Saúde do RS


Ainda estamos buscando interação com a diretora de Atenção Primária da SMS, Luciane Beiró, coordenadora do processo de vacinação dos profissionais de saúde.


Cada secretaria municipal de saúde tem autonomia para aplicar as doses nos grupos prioritários conforme disponibilidade de doses recebidas e conforme sua estrutura logística local. Desta forma, informamos que os profissionais residentes e/ou em atividade devem buscar informações em seus municípios, conforme calendário local. Este conselho reitera que façam uso do OFÍCIO 246/2021/SVS do Ministério da Saúde, em resposta ao OFÍCIO Nº 013/2021/CFFa, para pleitear seu direito enquanto profissional de saúde, mesmo tendo este conselho já enviado cópias aos dirigentes municipais.


Identificamos pelas mídias sociais que, para receber a vacina em Porto Alegre, o profissional precisa “apresentar um documento de identidade e o comprovante de residência” (com endereço na Capital). Serão destinadas cerca de 22 mil doses para vacinação dos idosos e 13 mil para pessoal de saúde (incluindo farmacêuticos, fisioterapeutas domiciliares, desde que comprovem estar em atividade).


Todos podem acompanhar as notícias em:

Saúde e Cosems debatem estratégias de vacinação dos grupos prioritários - Secretaria da Saúde 
https://saude.rs.gov.br/saude-e-cosems-debatem-estrategias-de-vacinacao-dos-grupos-prioritarios
Com apoio das forças de segurança, 193,2 mil doses de CoronaVac são enviadas para Regionais de Saúde - Secretaria da Saúde (saude.rs.gov.br)
https://saude.rs.gov.br/com-apoio-das-forcas-de-seguranca-193-2-mil-doses-de-coronavac-sao-enviadas-para-regionais-de-saude
Prefeitura de Porto Alegre/Definido o calendário de vacinação contra COVID.
https://fb.watch/3yhl8BhZ2p/
https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/especiais/coronavirus/2021/02/777742-veja-os-10-postos-de-porto-alegre-que-vacinarao-idosos-a-partir-desta-quarta.html
Publicada em 16h05min, 08/02/2021. Atualizada em 18h15min, 08/02/2021.
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/02/08/porto-alegre-comeca-vacinacao-de-idosos-com-mais-de-85-anos-nesta-semana-veja-calendario.ghtml
08/02/2021 18h11 Atualizado há 14 horas